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Melatonina para distúrbios do sono

07/07/2017 - 08:38

Melatonina para fins terapêuticos relacionados a problemas do sono é eficaz?

Melatonina é um hormônio, com uso descrito para melhora do sono e para variações de humor em pacientes com síndrome Kleine-Levin1, sedação1, para transtorno do sono decorrente do trabalho em turnos noturnos1,2 e para desordens do sono em geral1,2,3,4. No entanto quais as evidências que embasam o seu uso em distúrbios do sono?

Em fontes terciárias, é descrito que os benefícios da melatonina obtidos para distúrbios do sono em geral são limitados2 e inconsistentes3. Porém a melatonina pode ser efetiva na síndrome do sono tardio (retardo do início do sono em 2h ou mais que o normal) em tratamento de curto prazo3. Revisão da Cochrane® evidenciou este efeito em estudo onde pacientes que viajaram de avião e atravessaram de 2 a 4 fusos horário foram avaliados. Os resultados apontaram para boa qualidade do sono nos dias seguintes, com boa adaptação ao fuso4.

Em revisão sistemática da CochraneÒ publicada em 2014, foi evidenciado que a melatonina prolonga em média o sono diurno em torno de 24 minutos, com intervalo de confiança de 95%, entre 9,8 a 38,9 minutos, comparado ao placebo, mas não melhora a qualidade do mesmo para pessoas que trabalham em turnos que alterem o ciclo circadiano5.

Em outra revisão sistemática da CochraneÒ, publicada em 2016, é inferido que a melatonina 10mg não melhora problemas de sono em pacientes com demência6.         

 

O CIM-RS busca promover informações de qualidade, primando pelo uso seguro e racional de medicamentos, sendo assim, o uso de melatonina para fins terapêuticos requer prescrição e acompanhamento de um profissional habilitado.

Texto elaborado por Acadêmico Iago Christofoli

 

 Revisado por Prof. Tatiane da Silva Dal Pizzol

 

1.     DRUGDEX® System. MICROMEDEX®Truven Health Analytics. The Healthcare Business of Thomson Reuters. Disponível em: http://www.micromedexsolutions.com/home/dispatch. Acesso em: 27/06/2017.

2.     KRINSKY, D.L.; BERARDI, R.R. (Ed.). Handbook of Nonprescription Drugs. 17 ed. Washington: AphA, 2012.

3.     DERMARDEROSIAN, A.; BEUTLER, J. A. (Ed) The Review of Natural Products: the most complete source of natural product information. 7. ed. St. Louis: Facts and Comparisons, 2012.

4.     Andrew Herxheimer, Keith J Petrie. Melatonin for the prevention and treatment of jet lag. Cochrane DatabaseSyst Rev. 2002.

5.     JuhaLiira,Jos H Verbeek, Giovanni Costa, Tim R Driscoll, MikaelSallinen, Leena K Isotalo,Jani H Ruotsalainen. Pharmacological interventions for sleepiness and sleep disturbances caused by shift work.Cochrane DatabaseSyst Rev. 2014.

 

6.     McCleery J, Cohen DA, Sharpley AL. Pharmacotherapies for sleep disturbances in dementia. Cochrane DatabaseSyst Rev. 2016.

 

 

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