Saúde Pública

Suplementos com Ômega 6 reduzem o colesterol?

25/08/2017 - 08:38

Suplemenstos com ômega 6: há benefícios? Há riscos? 

Hipercolesterolemia é a condição caracterizada por níveis séricos elevados de colesterol total e LDL1,2.  A Sociedade Brasileira de Cardiologia preconiza que os índices ótimos para concentração sérica de colesterol total sejam inferiores a 200mg/dL e para a LDL inferiores a 100mg/dL3.

Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercíos físicos são as formas mais indicadas para atingir estes índices1,2.

Tal como acontece com o ômega 3, os ácidos graxos ômega 6 desempenham um papel vital em muitas funções fisiológicas. Eles são particularmente importantes para manter a saúde óssea, regulando o metabolismo e estimulando o crescimento da pele e cabelo4.

Revisão sistemática da Cochrane® evidenciou que ensaios clínicos randomizados mostraram que os ácidos graxos ômega 6 podem reduzir os fatores de risco para hipercolesterolemia, como LDL e pressão arterial.  Em contraste, há preocupação de que níveis elevados de dieta de ômega 6 terão um efeito pró-inflamatório, aumentando a produção de prostaglandinas e consequentemente o risco de doença cardiovascular. Os autores da revisão concluiram que há evidências insuficientes sobre os benefícios da ingestão de ômega 6 na redução de lipídios no sangue e pressão sanguínea4.

Suplementos contendo ácidos graxos ômega não reduzem a mortalidade ou o risco de eventos cardiovasculares em pacientes com intolerância à glicose ou diabetes e alto risco para eventos cardiovasculares e não parecem efetivos para a prevenção primária ou secundária de doenças cardiovasculares1.

Sempre que preciso ajustar a sua dieta alimentar, procure orientação com um nutricionista.

 

Texto elaborado por Acadêmico Iago Christofoli

Texto revisado por Profª. Tatiane da Silva Dal Pizzol

 

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

  1. EBSCO DynaMed website. Disponível em: http://www.ebscohost.com/dynamed/. Acessoem: 21/08/2017.
  2. DUNCAN, B.B.; SCHMIDT, M.I.; GIUGLIANI, E.R.J.; Medicina Ambulatorial:condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  3. COLESTEROL. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://prevencao.cardiol.br/fatores-de-risco/colesterol.asp. Acesso em: 21/08/2017.
  4. Cochrane Database of Systematic Reviews. Omega 6 fatty acids for the primary prevention of cardiovascular disease. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD011094.pub2/full. Acesso em: 21/08/2017.

 

CIMRS.org.br
Saúde Pública

Enviar Comentário